Em uma sociedade cada vez mais dinâmica, as escolas se fundamentam em propostas que mobilizem a participação dos alunos. A pedagogia de projetos, por meio da experiência e das relações entre as áreas de conhecimentos, cumpre exatamente esse papel, favorecendo o desenvolvimento de habilidades necessárias para uma formação integral. Confira:

1- O que é pedagogia de projetos
2- Qual a importância da pedagogia de projetos
3- Quais são as etapas da pedagogia de projetos
4- Principais desafios da pedagogia de projetos
5- Pedagogia de projetos: como funciona na Escola SAP

O que é pedagogia de projetos

Em 1998, a principal proposta dos educadores espanhóis Fernando Hernández e Montserrat Ventura era reorganizar o currículo escolar por projetos. Nessa abordagem, o professor precisaria deslocar-se do papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador; e o aluno, por sua vez, passaria a ser o sujeito do processo de ensino aprendizagem.

Contudo, não estaríamos errados se afirmássemos que essa abordagem teve seu embrião no final do século XIX, nas ideias de Ovide Decroly, pedagogo, psicólogo e médico belga. Os centros de interesse de Decroly faziam parte da sua proposta pedagógica e surgiram como resposta à necessidade de uma educação que valorizasse os interesses das crianças e que fosse organizada em função delas.

A abordagem curricular por projetos traz, para a centralidade, a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Essa abordagem pode ser uma forma de tornar o ensino mais contextualizado e relevante para eles, uma vez que os projetos são criados a partir de seus interesses e necessidades. Gradativamente, tornam-se ativos e engajados, pois percebem a relevância e o propósito do que estão aprendendo.

Qual a importância da pedagogia de projetos

É comum os projetos se relacionarem aos desafios do mundo real, tornando a aprendizagem mais significativa. Nesse contexto, os alunos sentem-se incentivados a desenvolver habilidades e competências fundamentais para a vida em sociedade, como a resolução de problemas, a colaboração, a comunicação efetiva e a criatividade.

Em um cenário cada vez mais complexo e dinâmico, é importante destacar que a relação dos projetos com os desafios do mundo real não deve ser vista como uma mera estratégia pedagógica, mas sim como um compromisso com a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a construção de um mundo mais justo e sustentável.

Quais são as etapas da pedagogia de projetos

A pedagogia de projetos é desenvolvida por etapas. Acompanhe:

Além disso, nessa abordagem, a avaliação não deve ser vista apenas como um momento de verificação do aproveitamento dos alunos, mas como uma oportunidade de identificar os pontos fortes e fracos do processo de aprendizagem e fazer ajustes para melhorar o desempenho.

A avaliação precisa tornar-se uma ferramenta para apoiar a aprendizagem e o desenvolvimento. Por isso, deve ser participativa e colaborativa – envolvendo tanto o professor quanto os alunos – e tem de se basear em critérios claros, que estejam alinhados aos objetivos de aprendizagem definidos para o projeto.

O processo de avaliação deve ser contínuo e formativo, ou seja, deve acontecer ao longo de todo o desenvolvimento do projeto, e não apenas no final. A avaliação pode ser realizada de diversas maneiras, incluindo observação, feedback oral ou escrito, trabalhos – individuais ou em grupo – e apresentações. O importante é que seja diversificada e adequada às características e necessidades dos alunos e do projeto em questão.

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Principais desafios da pedagogia de projetos

Embora a abordagem curricular por projetos traga muitos benefícios para os alunos, também pode apresentar desafios que devem ser enfrentados pela escola, professores, estudantes e famílias. Alguns exemplos são os seguintes:

1. Para garantir que os projetos sejam bem estruturados e que todas as etapas sejam cumpridas, essa abordagem requer planejamento participativo, manutenção e gestão cuidadosa por parte dos professores.

2. A avaliação dos projetos também pode ser um desafio, uma vez que muitas das habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos têm natureza mais subjetiva, requerendo observação continuada e intervenções planejadas. Nesse sentido, “estudar” para a avaliação, como se faz para uma prova objetiva, deixa de ser uma prática habitual.

3. O trabalho coletivo e a co-responsabilidade pelo andamento das etapas são fundamentais para a abordagem curricular por projetos, o que se constitui um obstáculo para alunos acostumados a realizar apenas tarefas individuais.

4. A participação das famílias é importante, mas depende da visibilidade que a escola dá para o andamento do projeto. Os professores devem encontrar maneiras de envolver as famílias no processo, por meio de reuniões, apresentações e outras práticas.

5. O cumprimento do conteúdo escolar expresso em documentos oficiais pode gerar certa tensão entre famílias e escola, pois a organização curricular dos projetos é menos linear e exige um acompanhamento mais pormenorizado.

Com planejamento, colaboração e engajamento, esses desafios podem ser superados, permitindo que os alunos tenham uma experiência de aprendizagem rica e significativa. Por fim, é importante destacar que a abordagem por projetos não é uma solução única para os desafios da educação, mas pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e torná-lo mais significativo para todos os envolvidos.

Pedagogia de projetos: como funciona na Escola SAP

A Escola SAP – Escola Sociointeracionista de Aprendizagem por Projetos – já nasce diferente. Para nós, o ato de ensinar deve, necessariamente, partir de situações que fomentem a participação ativa dos alunos. Para isso, criamos estratégias de ensino que despertam a curiosidade, a descoberta e a troca entre os estudantes, promovendo a construção coletiva do conhecimento.

A Pedagogia de Projetos é uma visão diferente de organização do trabalho escolar, pois a forma como um tema ou conhecimento é abordado desperta o interesse e a curiosidade do aluno, estabelecendo uma interlocução entre as diferentes áreas do saber. Lançamos mão de propostas de atividades práticas, com estratégias de pesquisa, de busca e uso de diferentes fontes de informação, ordenação, análise, interpretação e representação, que buscam a participação efetiva do aluno.

Confira algumas atividades que desenvolvemos com base na pedagogia de projetos:

O Maternal II e o Pré I conheceram a Arca do Noah. Nesse espaço, vivenciaram experiências incríveis com diversos animais. Puderam alimentar aves, cavalo, vaca e até lhama. Viram macacos, tucanos, galinhas, pavão, entre outras espécies. Após vivências como essas, as crianças registraram o que mais gostaram, aprendendo que tanto o desenho quanto a escrita são maneiras de compartilharmos o que vivemos e registrarmos o que nos foi ensinado.

Os alunos do Basic 2 se divertiram brincando de Odds & Evens (par ou ímpar), um jogo justo em que há 50% de chances de vencer ou perder. Nessa faixa etária, habilidades morais como honestidade, justiça e fair play estão em desenvolvimento. Por meio dessa atividade, na qual os conceitos matemáticos foram trabalhados em inglês, pudemos observar o comportamento de nossos alunos nas interações com seus pares.

Pablo Picasso, um dos maiores pintores da vanguarda modernista, não pintava apenas grandes obras à tinta, mas também fazia experimentações, como a pintura por meio da fotografia. Esse método consiste em movimentar uma fonte de luz em um ambiente totalmente escuro, com a câmera firme ao chão. Assim, o fotógrafo constrói a imagem que quiser. Na disciplina de Arte Digital, os alunos do 9º ano compreenderam que a prática do desenho não se limita ao uso dos materiais convencionais, como o lápis e o papel, e que a tecnologia e a arte podem andar lado a lado.

No Itinerário Formativo de Ciências da Natureza Aplicadas, a 1ª série do Ensino Médio estudou a biotecnologia aplicada a questões ambientais, à agricultura e, principalmente, à saúde humana. Ainda, compreenderam que a Bioética configura-se como a ciência que pretende discutir os limites e as finalidades da intervenção do homem sobre a vida, identificar os valores e denunciar os riscos de suas possíveis aplicações. Após pesquisas, análises e debates, o grupo desenvolveu cosméticos e produtos de limpeza “eco friendly” e “cruelty free”. Visando à sua preparação para a vida acadêmica, os estudantes aprenderam a redigir relatórios técnico-científicos e organizaram suas produções em um portfólio.

Quer saber mais sobre as atividades que desenvolvemos por meio da pedagogia de projetos?