Além do ambiente familiar, a escola costuma ser o espaço em que as crianças têm os primeiros contatos com a vida em sociedade. Para que elas possam desenvolver, de forma saudável, competências socioemocionais, como a consciência social e as habilidades de relacionamento, é fundamental que haja o estímulo à aprendizagem cooperativa.

A fim de que você entenda melhor essa metodologia, neste conteúdo, explicaremos o que é a aprendizagem cooperativa e qual a sua importância na formação dos alunos. Acompanhe!

1- O que é aprendizagem cooperativa
2- Qual a importância na formação dos alunos
3- Quais os benefícios para os alunos
4- Como trabalhar a aprendizagem cooperativa em sala de aula
5 -Aprendizagem cooperativa na Escola SAP: como acontece na prática

O que é aprendizagem cooperativa

Desenvolvida na década de 1980 pelo psicólogo e educador Spencer Kagan, a aprendizagem cooperativa é uma metodologia de ensino que, por meio do trabalho em conjunto, proporciona aos alunos o aprendizado dos conteúdos e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, essenciais para o convívio em sociedade.

Essa metodologia visa à participação de todos os alunos envolvidos na construção de determinado conceito ou projeto. Para isso, eles são divididos em grupos, e as atividades são organizadas de maneira que cada um tenha a oportunidade de desenvolver as suas habilidades e ao mesmo tempo, todos  trabalhem em prol de um mesmo propósito.

Qual a importância na formação dos alunos

A aprendizagem cooperativa é baseada em quatro princípios básicos que são de extrema importância no processo de formação dos alunos:

Quais os benefícios para os alunos

Para que você entenda melhor quais os benefícios da aprendizagem cooperativa para os alunos, abaixo listamos algumas vantagens que essa metodologia apresenta:

Como trabalhar a aprendizagem cooperativa em sala de aula

Há diversas formas de trabalhar a aprendizagem cooperativa em sala de aula. Na SAP, por exemplo, desenvolvemos essa metodologia por meio da pedagogia de projetos. Nossos professores propõem atividades práticas que buscam a participação efetiva dos alunos, relacionando diferentes áreas do conhecimento para alcançar os objetivos traçados.

Em 2022, os alunos do 9º ano, orientados pelo professor João Victor, desenvolveram o Projeto LEC – Leitura, Educação e Conhecimento. Por meio de uma participação ativa e respeitosa, aliando o desenvolvimento do pensamento crítico à empatia e ao empreendedorismo, o grupo promoveu ações e levantou fundos para reformar as bibliotecas de projetos sociais parceiros e doar livros a elas.

Esse foi apenas um dos projetos que os nossos alunos desenvolveram com base na aprendizagem cooperativa. Quer saber mais sobre como trabalhamos essa metodologia na SAP?

Aprendizagem cooperativa na Escola SAP: como acontece na prática

Na SAP, Escola Sociointeracionista de Aprendizagem por Projetos, um dos princípios metodológicos que seguimos é a aprendizagem cooperativa. Acreditamos que o ato de ensinar deve, necessariamente, partir de situações que fomentem a participação ativa de todos os alunos, ampliando, assim, as diversas formas de pensar.

Para isso, criamos estratégias de ensino que despertam a curiosidade, a descoberta e a troca entre os estudantes, promovendo a construção coletiva do conhecimento. Sendo assim, nas práticas pedagógicas cotidianas da SAP, trabalhamos coletivamente, expandimos o raciocínio e confrontamos diferentes pontos de vista.