Educação Infantil
ao Ensino Médio.

Nossa escola foi pensada nos mínimos detalhes para oferecer uma educação mais humana. Nossa escola se fundamenta em propostas que mobilizem a participação dos alunos, os quais se desenvolvem através de práticas que os direcionam para a busca por soluções, para que aprendam a construir o próprio saber.

Nossos professores bem preparados montam estratégias de ensino que despertam a curiosidade, a descoberta e a troca entre os estudantes, promovendo a construção coletiva do conhecimento. Isso e muito mais em uma estrutura com ambientes específicos para desenvolver diferentes habilidades, como sala maker, de artes, de música, biblioteca, laboratório, além de salas de aula adaptadas para cada segmento escolar.

Reproduzir vídeo

Níveis de ensino

Educação Infantil

Partindo do interesse dos pequenos, os professores planejam ações e intervenções, integrando espaço, tempo, materiais e contextos. Assim, cada criança desenvolve a construção de uma identidade pessoal e coletiva, aprendendo a se reconhecer e a interagir com o mundo.

Ensino Fundamental I e II

Inserimos os estudantes em situações reais nas quais eles produzem e leem diferentes gêneros textuais — literários, informativos, comunicativos. Da mesma forma, na área da Matemática, eles desenvolvem habilidades para contar, numerar, medir e fazer operações, sempre a partir de situações desafiadoras e cotidianas. A orientação metodológica ainda é a Pedagogia de Projetos e, a cada trimestre, um Projeto Integrado mobiliza os componentes curriculares para desenvolver as competências mais complexas do estudante.

Ensino Médio

Os alunos são orientados para que desenvolvam sua autonomia na tomada de decisões, solidifiquem seus valores para o exercício de uma cidadania responsável e, ao mesmo tempo, possuam bases acadêmicas sólidas para o ingresso nas melhores universidades nacionais e estrangeiras.

Imersão
em inglês

Ensino de Inglês por meio da vivência em 3 horas diárias.

Por meio da abordagem CLIL (Content Language Integrated Learning), combinamos o desenvolvimento cognitivo ao aprendizado da língua inglesa. Trata-se de uma proposta educativa que une a aprendizagem de conteúdo disciplinar à de uma língua estrangeira, de forma simultânea.

As atividades incluem práticas de culinária, artes e música, e os espaços da escola são explorados a fim de promover uma vivência real do idioma.

Seiva

Semear sensibilidade para colher saúde emocional.

Iniciativa que perpassa todas as esferas da escola, visando à saúde psicológica daqueles que estudam e trabalham na Escola Sap. O Projeto Seiva é um programa preventivo de saúde mental e de bem-estar que aborda temáticas adequadas às fases da infância e da adolescência, estimulando o autoconhecimento, a expressão dos sentimentos e das potencialidades, a interação, o enfrentamento dos desafios, a boa comunicação e a participação social ativa e respeitosa.

Aprendizagem cooperativa

Juntos aprendemos
mais e melhor.

Um dos nossos princípios metodológicos é que a interação com o outro amplia as diferentes estratégias de pensar do aluno. Assim, nas práticas pedagógicas cotidianas da Escola Sap trabalha-se coletivamente, expande-se o raciocínio e confronta-se pontos de vista.

Flexibilidade
de pensamento

A realidade está em constante transformação. O pensamento também deve estar.

As fórmulas prontas e a memorização enfatizadas nas escolas tradicionais não permitem o desenvolvimento das novas habilidades exigidas no século XXI. Nesse sentido, a metodologia construtivista da Escola Sap torna-se extremamente necessária para desenvolver o raciocínio alternativo e a criatividade, trabalhando com a perspectiva de que, uma vez dominado um conhecimento, deve-se ir atrás de soluções para novos problemas e contextos, flexibilizando o pensamento.

por projetos

Despertar o interesse é despertar o conhecimento.

A Pedagogia de projetos é uma visão diferente de organização do trabalho escolar, pois a forma como um tema ou conhecimento é abordado desperta o interesse e a curiosidade do aluno, estabelecendo uma interlocução entre as diferentes áreas do saber. Lançamos mão de propostas de atividades práticas, com estratégias de pesquisa, de busca e uso de diferentes fontes de informação, ordenação, análise, interpretação e representação, que buscam a participação efetiva do aluno.

Aprender
a aprender

Como e onde se informar?

A escola deve formar seres pensantes que saibam onde e como obter uma informação e que tenham capacidade para validar ou não essas informações, confrontando fontes e dados, fazendo sínteses e sendo mais críticos. Essas habilidades precisam ser as novas e primordiais metas das instituições educativas. Os professores apresentam situações-problema que desafiam a capacidade de raciocínio e de obter soluções, e, por meio da pesquisa, os alunos aprendem a aprender.