A boa relação com uma determinada área do conhecimento pode nascer do interesse, mas só crescerá por meio de experiências positivas de aprendizagem. Apesar de todas as críticas que comumente recebe, o ensino da Matemática se encontra em constante transformação, sofrendo e exercendo influências do meio. Devido a essa contínua necessidade de adaptação, foram desenvolvidas novas estratégias didáticas. Acompanhe:

1- Qual a importância do ensino da Matemática na formação do aluno
2- Estratégias didáticas para o ensino da Matemática: qual a importância
3- O papel dos jogos no processo de ensino da Matemática
4- Como inovar nas aulas de Matemática

Qual a importância do ensino da Matemática na formação do aluno

O ensino da Matemática, nas últimas cinco décadas, foi atravessado pela didática da Matemática, que compreende a interseção entre a Matemática, a Pedagogia, a Psicologia e, mais recentemente, a Psicopedagogia. Dessa forma, as escolas se dedicaram à proposição de planos de ação compatíveis com a especificidade do saber matemático, aliando a teorização às práticas docentes.

Recentemente, os estudos sobre Mentalidades Matemáticas de Jo Boaler, autora britânica de educação e professora de Educação Matemática na Stanford Graduate School of Education, destacam a importância da experiência lúdica e criativa no ensino da Matemática. Recuperando, assim, a ideia de letramento matemático e associando a complexidade das propostas às atuais pesquisas da neurociência.

Estratégias didáticas para o ensino da Matemática: qual a importância

Se antes, com as contribuições de Piaget e Vygotsky, dois grandes estudiosos da educação, o ensino, em todas as áreas, precisava levar em conta aspectos da aprendizagem que transformam a sala de aula, agora, com os novos aportes teóricos, a dinâmica das aulas de Matemática passa por mudanças muito significativas.

As mais novas estratégias didáticas para o ensino da Matemática se relacionam à importância da interação entre os alunos, da mediação do professor e da construção do conhecimento a partir de esquemas de cognição que envolvem o levantamento de hipóteses, o planejamento de estratégias pessoais e a experimentação e validação de procedimentos.

O papel dos jogos no processo de ensino da Matemática

Os jogos, não só por seu potencial de aplicação prática de conceitos e operações, mas também pelo espaço de interação, mediado ou não pelo professor, ocupam parte importante no ensino da Matemática. Para atender às novas premissas, a resolução de problemas passa a ser, em grande parte, o motor da aprendizagem, fazendo com que os alunos, geralmente em grupos, busquem estratégias de resolução.

Na SAP, um dos nossos princípios metodológicos é que a interação com o outro amplia as diferentes estratégias de pensar do aluno. Assim, nas práticas pedagógicas cotidianas da nossa escola, trabalha-se coletivamente, expande-se o raciocínio e confronta-se pontos de vista. Aqui, nós acreditamos que juntos aprendemos mais e melhor.

Como inovar nas aulas de Matemática

O espaço real e virtual, as medidas convencionais e pessoais, o pensamento algébrico e os textos imagéticos, que trazem informações como tabelas e gráficos digitais, são objetos de aprendizagem. Além disso, os suportes variados de informações, como jornais, periódicos, propagandas e álbuns, costumam ser usados como ferramentas de ensino e engajamento dos estudantes nos projetos.

Nas séries iniciais, a memorização e a sistematização, que são intenções pedagógicas características de práticas mais conteudistas, cedem espaço e tempo à construção de sentido nas operações e nos conceitos matemáticos. Nessa abordagem, a prática docente exige constante observação e atenção ao que os estudantes falam, escrevem e desenham, posto que esses registros revelam a extensão e a profundidade do que pensam, sabem e precisam ainda aprender.

Quer saber mais sobre como trabalhamos o ensino da Matemática e as novas estratégias didáticas?