Como Educamos

Conheça os nossos Princípios Metodológicos e entenda
como praticamos a Educação.

de projetos

Despertar o interesse é
despertar o conhecimento.

A Pedagogia de projetos é uma visão diferente de organização do trabalho escolar, pois a forma como um tema ou conhecimento é abordado desperta o interesse e a curiosidade do aluno, estabelecendo uma interlocução entre as diferentes áreas do saber.

Lançamos mão de propostas de atividades práticas, com estratégias de pesquisa, de busca e uso de diferentes fontes de informação, ordenação, análise, interpretação e representação, que buscam a participação efetiva do aluno.

Aprendizagem cooperativa

Juntos aprendemos mais e melhor.

Um dos nossos princípios metodológicos é que a interação com o outro, entre pares da mesma turma e também entre as séries, quando os mais velhos são convidados a ensinar e auxiliar os mais jovens, amplia as diferentes estratégias de pensar do aluno.

Assim, nas práticas pedagógicas cotidianas da Escola Sap trabalha-se coletivamente, expande-se o raciocínio e confronta-se pontos de vista.

Flexibilidade
de pensamento

A realidade está em constante transformação; o pensamento
também deve estar.

As fórmulas prontas e a memorização enfatizadas nas escolas tradicionais não permitem o desenvolvimento das novas habilidades exigidas no século XXI.

Nesse sentido, a metodologia construtivista da Escola Sap torna-se extremamente necessária para desenvolver o raciocínio alternativo e a criatividade, trabalhando com a perspectiva de que, uma vez dominado um conhecimento, deve-se ir atrás de soluções para novos problemas e contextos, flexibilizando o pensamento.

Aprender
a aprender

Como e onde se informar?

A escola deve formar seres pensantes que saibam onde e como obter uma informação e que tenham capacidade para validar ou não essas informações, confrontando fontes e dados, fazendo sínteses e sendo mais críticos. Essas habilidades precisam ser as novas e primordiais metas das instituições educativas.

Os professores apresentam situações-problema que desafiam a capacidade de raciocínio e de obter soluções, e, por meio da pesquisa, os alunos aprendem a aprender.

Competência comunicativa

Saber como se expressar e se
comunicar são competências fundamentais nos dias atuais.

Aprender a falar em público, a argumentar, a defender pontos de vista, a justificar seu pensamento ou expressar sentimentos e posicionamentos são habilidades essenciais que podem ser aprendidas.

Na Escola Sap, as atividades serão pensadas entendendo que tão importante quanto o aluno aprender determinado conteúdo escolar é ele ter a capacidade de comunicar o que aprendeu com clareza e espontaneidade.

Aprendizagens socioemocionais

Promover a ética e a solidariedade, bases para formação de seres humanos.

Cada vez mais, percebe-se a necessidade de investir na formação de pessoas capazes de cooperar, de lidar com a frustração, que saibam defender pontos de vista e enfrentar adversidades, que desenvolvam empatia, aprendam a conhecer a si mesmas e a se valorizar, para construir sua autoestima.

Na Escola Sap, assumimos uma abordagem psicopedagógica e entendemos a interdependência das áreas emocional e cognitiva.

Sob a supervisão e coordenação do nosso setor de psicologia, apresentamos atividades voltadas especialmente para o desenvolvimento dos aspectos emocionais e relacionais, acompanhando as conquistas e dificuldades de cada aluno.

Entendemos que o processo de escolarização pode promover a formação de seres humanos mais felizes, seguros, éticos, solidários e fraternos.

Projeto Seiva

Semear sensibilidade para colher
saúde emocional.

Iniciativa que perpassa todas as esferas da escola, visando à saúde psicológica daqueles que estudam e trabalham na Escola Sap.

O Projeto Seiva é um programa preventivo de saúde mental e de bem-estar que aborda temáticas adequadas às fases da infância e da adolescência, estimulando o autoconhecimento, a expressão dos sentimentos e das potencialidades, a interação, o enfrentamento dos desafios, a boa comunicação e a participação social ativa e respeitosa.

Setor de psicologia

Promoção e prevenção da saúde psicológica.

Acreditamos que a escola deve ser um espaço de promoção e prevenção da saúde psicológica. Por isso, a ação educativa global valoriza as competências sociais e emocionais, estimulando em crianças e adolescentes o autoconhecimento e a boa convivência em sociedade.

A atividade dos psicólogos da educação contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, visando à qualidade de vida,

ao fortalecimento para o enfrentamento dos desafios e das escolhas, à manutenção das relações interpessoais satisfatórias e ao reconhecimento da importância da colaboração para o bem-estar social.

Além disso, o projeto da escola Sap inclui um programa para a sensibilização da aprendizagem socioemocional, incentivando a identificação dos sentimentos e a conexão destes com os acontecimentos do cotidiano.

de projetos

Despertar o interesse é
despertar o conhecimento.

Aprendizagem cooperativa

Juntos aprendemos mais e melhor.

Flexibilidade
de pensamento

A realidade está em constante transformação; o pensamento
também deve estar.

Aprender
a aprender

Como e onde se informar?

Competência comunicativa

Saber como se expressar e se
comunicar são competências fundamentais nos dias atuais.

Aprendizagens socioemocionais

Promover a ética e a solidariedade, bases para formação de seres humanos.

Projeto Seiva

Semear sensibilidade para colher
saúde emocional.

Setor de psicologia

Promoção e prevenção da saúde psicológica.

Venha conhecer
a Escola SAP