Aprender a estudar é um processo de construção. Conseguir gerir o tempo, manter o foco e terminar as tarefas que são enviadas para a casa é um desafio, especialmente para quem chega ao 6° ano. Sermos capazes de nos organizar não é apenas útil na escola, mas também na nossa vida pessoal.

Como escola, nosso papel é te ajudar nessa missão, por isso, responderemos a algumas perguntas que fazem toda a diferença em como criar uma rotina de estudos para os filhos e ajudá-los a se organizar. Continue a leitura e fique por dentro das dicas!

1- Por que ter uma rotina de estudos é importante?
2- Qual a importância da tarefa escolar?
3- Como manter o foco nos estudos e aprender a estudar?
4- Como a Escola SAP trabalha a autonomia dos alunos em relação aos estudos?

Por que ter uma rotina de estudos é importante?

Dependendo da idade da criança, é provável que ela não entenda o quão importante é manter uma rotina de estudos. Por isso, o apoio dos pais é fundamental para que os pequenos possam compreender e se adaptar a esse processo.

As crianças precisam aprender, desde cedo, a se organizar. Por mais óbvio que pareça ser, é necessário que estejamos dispostos a ensiná-las que, ao se organizarem, podem evitar muitos imprevistos e ainda conseguirem controlar melhor o tempo disponível.

Além disso, conforme a criança fortalece o costume de revisitar e se aprofundar nos conteúdos com determinada constância, é provável que o processo de compreensão da matéria seja ainda mais fluido, transformando, assim, o horário de estudo em um hábito e evitando a intensificação da ansiedade pré-avaliação.

Qual a importância da tarefa escolar?

Os especialistas em educação explicam que, no momento da tarefa escolar, as crianças desenvolvem mais autonomia, organização e responsabilidade. Além disso, ao realizar os exercícios, os pequenos conseguem reter o conteúdo estudado e perceber dúvidas que podem ser solucionadas, evitando a falta de compreensão do assunto.

Já para os pais, essas atividades possibilitam a ciência do que está acontecendo em sala de aula, o conteúdo que está sendo ministrado, o que está sendo cobrado e o grau de dificuldade ou facilidade que seu filho está tendo com as matérias. Não há dúvidas de que a tarefa escolar é muito importante no processo de aprendizagem.

Como manter o foco nos estudos e aprender a estudar?

A verdade é que não existe uma fórmula de estudos que sirva, adequadamente, para todo mundo. É preciso estabelecer uma rotina e manter a disposição, dedicação e, principalmente, organização para que seja possível não apenas criar um hábito, mas também manter o foco nos estudos e, consequentemente, aprender a estudar.

Para te ajudar nessa missão, separamos cinco dicas que podem tornar esse processo mais fácil:

como criar uma rotina de estudos

Como a escola SAP trabalha a autonomia dos alunos em relação aos estudos?

O trabalho iniciado no Ensino Fundamental I, de procedimentos para a organização do estudo, é muito importante para a nova fase de ensino, que envolve um número maior de disciplinas e de professores. A exigência para que os alunos assumam maior autonomia também é proporcional à etapa de desenvolvimento. Alguns fazem conquistas com mais facilidade, outros de forma gradual, mas todos chegam lá.

Para que você possa entender melhor como desenvolvemos esse processo na SAP, contamos abaixo sobre as ações que temos feito. Confira!

Os professores estão incumbidos de orientar os alunos no registro dos compromissos de acordo com as datas certas da agenda (quando deverão ser entregues), na retirada de materiais necessários nos lockers e na melhor utilização das mochilas e pastas. Além disso, ensinam a forma adequada de como sentarem nas cadeiras e como utilizarem suas mesas, mantendo-as arrumadas.

Também conversamos, particularmente, com alguns alunos que estão manifestando menos autonomia e mantemos a sistemática de avisar, semanalmente, aos responsáveis – pelo aplicativo – sobre o não cumprimento das atividades que vão para a casa, na intenção de contarmos com o reforço ao valor que damos à formação e postura dos estudantes na SAP. 

Sabemos que os responsáveis irão falar com os filhos e verificar a administração dos horários, local de realização do estudo, entre outros. Os organizadores externos somos nós, e colaboramos para a organização interna/mental dos menores e, consequentemente, para aquela boa sensação que terão ao sentirem que estão correspondendo ao que é preciso. 

Além das tarefas, as avaliações sequenciais, pesquisas e avaliações trimestrais também devem ser anotadas na agenda, por isso, é preciso fazer aquisições: manter-se atento e identificar a importância de estar com as datas atualizadas. Nos murais das salas, também há um quadro com marcações, caso precisem verificar alguma informação.

Com relação a isso, não disponibilizamos um calendário de avaliações sequenciais nos informativos para os responsáveis, pois queremos que os alunos possam adquirir esse hábito da consulta à agenda, ganhando autossegurança.

No entanto, para que possam acompanhar a evolução dos filhos nesse “saber fazer”, cada professor deixará registrado, na Sala de Aula Google, os calendários das avaliações sequenciais, e os alunos poderão conferir caso percam alguma orientação. O calendário de avaliações trimestrais será enviado às famílias via aplicativo, tendo em vista o caráter significativo dessa avaliação.

Quer saber mais sobre os nossos princípios metodológicos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *